Livramento Hoje
Bahia atinge 10.980 casos ativos de Covid-19; 23 óbitos são registrados

Foto: Reprodução
19.Jan.2022 // 09:33

A Bahia registrou nesta terça-feira (18) 10.980 casos ativos de Covid-19. A última vez que o estado teve um número de ativos maior ao de hoje foi em 13/07/2021, quando foram registrados 11.055 ocorrências. O boletim epidemiológico aponta ainda que, nas últimas 24 horas, foram computados 3.918 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,30%), 2.394 recuperados (+0,19%) e 23 óbitos. Dos 1.294.269 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.255.594 já são considerados recuperados e 27.695 tiveram óbito confirmado.Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.715.590 casos descartados e 281.830 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça. Na Bahia, 53.861 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.


Jovem de 18 anos pula de 3º andar para fugir de agressões do namorado em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Reprodução
19.Jan.2022 // 08:17

Uma jovem de 18 anos,de nome não divulgado, pulou do terceiro andar de um prédio, em Luís Eduardo Magalhães, para fugir das agressões do namorado.O caso aconteceu na última terça-feira (18). Por conta da queda, a jovem ficou com múltiplas fraturas pelo corpo. O homem foi preso após as agressões.Os vizinhos acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que foi ao local com a Polícia Militar. A vítima caiu de uma altura entre 10 e 12 metros e está internada no Hospital do Oeste, em Barreiras. Até o momento, não há detalhes sobre o estado de saúde dela.


Preso em flagrante por matar ex-esposa na cidade de Ipirá disse à polícia que não se lembrava de crime; vítima tinha medida protetiva contra ele

Foto: Reprodução | Redes Sociais
18.Jan.2022 // 13:00

O homem que foi preso em flagrante por matar a ex-esposa, na cidade de Ipirá, a cerca de 210 km de Salvador, disse à polícia que estava desorientado e não se recordava do crime, em depoimento. O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (17) e, nesta terça (18), ele segue detido. A delegacia da cidade detalhou que Alessandra já tinha uma medida protetiva contra o ex-marido, Luís Cláudio Judeu. Ele já era investigado por ameaçar e causar danos à ex-companheira. Conhecida como "Sandra do Salão", a vítima teve um estabelecimento queimado em um ataque criminoso. Esse caso também é investigado pela polícia, e não há detalhes se Luís Cláudio é suspeito do crime também. Além do feminicídio, ele vai responder por porte ilegal de arma.


Funcionário é demitido após ir ao motel com carro da prefeitura na Bahia

Foto: Reprodução | Redes Sociais
18.Jan.2022 // 12:25

Um funcionário público de São José do Jacuípe, interior da Bahia, foi flagrado utilizando o veículo da prefeitura da cidade para frequentar um motel em Jacobina. O homem foi demitido na segunda-feira (17), após um vídeo feito por testemunhas circular nas redes sociais mostrando o momento em que o servidor deixa o motel dirigindo o veículo. A Prefeitura de São José do Jacuípe falou sobre o caso por meio de nota e disse que quem conduzia o veículo era um funcionário público e que o servidor agiu de forma contrária às normas estabelecidas por lei. Por tanto, o homem, que não teve a identidade revelada foi desligado da administração pública municipal. “Assim como o prefeito, os funcionários têm o compromisso firmado com a população e deve honrá-lo, prestando serviços de qualidade e respeitando os cidadãos do município”, escreveu Alberlan Peris Moreira da Cunha, prefeito da cidade.


Menino de 12 anos morre após levar coice de cavalo em Centro de Tradições Gaúchas
18.Jan.2022 // 12:11

Um menino de 12 anos morreu em Joinville, no Norte catarinense, após ser atingido no peito por um coice de cavalo. O acidente ocorreu na noite de sábado (15), dentro de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), segundo informações da Polícia Militar. O velório do garoto estava previsto para esta segunda-feira (17), mas até a última atualização desta matéria não havia informações se tinha ocorrido. De acordo com o G1, as cinzas do menino serão levadas para Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, cidade natal da família. O jovem Marcos Elias Silveira Miranda morava com três irmãos, a mãe e o padrasto, Eduardo da Silva, dentro do CTG. O padrasto do menino é responsável por cuidar dos cavalos do local há nove meses e disse que o garoto era apaixonado por cavalos. “Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida. Ele estava sempre comigo, do meu lado. Era um menino amoroso, querido por todos aqui, brincalhão e muito respeitador”, lamentou Eduardo.


Pesquisa revela que coronavírus perde 90% da capacidade de contágio após 20 minutos no ar

Foto: Reprodução
18.Jan.2022 // 12:00

Um estudo do Centro de Pesquisa de Aerossol da Universidade de Bristol revelou que o coronavírus perde a maior parte de sua capacidade de infectar pouco depois de ser exalado e é menos provável que seja contagioso a distâncias maiores.
De acordo com os cientistas, o vírus perde 90% de sua capacidade de contágio 20 minutos depois de ser expelido para o ar e a maior parte dessa perda acontece nos primeiros cinco minutos O simula como o vírus se comporta após a expiração.
Os resultados desta pesquisa, que não foi revisada por pares, reforçam a noção de que o vírus é transmitido principalmente a curtas distâncias, fornecendo um novo argumento em favor do distanciamento social e do uso de máscaras como meio de conter infecções.


Auxílio Brasil começa a ser pago nesta terça-feira (18)

Foto: Reprodução
18.Jan.2022 // 10:50

A partir desta terça-feira (18), a Caixa Econômica Federal começa a pagar a terceira parcela do Auxílio Brasil às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com o Número de Identificação Social (NIS) final 1. A terceira parcela incluirá 3 milhões de famílias, aumentando para 17,5 milhões o total de famílias atendidas. Cada uma delas receberá um repasse mínimo de R$ 400. Nesta quarta-feira (19), serão os beneficiários com o NIS final 2.  De acordo com o Ministério da Cidadania, o investimento total para os pagamentos supera R$ 7,1 bilhões.


Estados decidem encerrar congelamento de ICMS de combustíveis

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje
17.Jan.2022 // 09:00

Por maioria de votos, os governos estaduais decidiram encerrar o congelamento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis que vigorava desde novembro. A medida foi decidida na última sexta-feira (14) em reunião do Comitê Nacional dos Secretários Estaduais de Fazenda (Comsefaz). Os governadores decidiram não renovar o congelamento, que acabará no fim de janeiro. Na reunião no fim de outubro, o Comsefaz tinha decidido manter o ICMS enquanto a União, a Petrobras, o Congresso Nacional e os estados negociavam uma solução definitiva para amortecer parte do impacto dos reajustes nas refinarias para o consumidor. Segundo o Comsefaz, o descongelamento do ICMS foi decidido após a Petrobras elevar o preço dos combustíveis nas refinarias nesta semana. No primeiro reajuste em 77 dias, a gasolina subiu 4,85%, e o diesel aumentou 8,08%. Por diversas vezes ao longo do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro atribuiu aos estados parte da culpa pelos aumentos dos combustíveis. O governo federal quer que o ICMS seja cobrado como um preço fixo por litro, como ocorre com os tributos federais. Atualmente, o ICMS é calculado como um percentual do preço final. Isso faz com que o imposto flutue conforme os preços nas bombas, subindo quando a Petrobras reajusta os preços nas refinarias e baixando quando ocorre o contrário. Os governadores consideram o projeto paliativo e defendem a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis, que evitaria repasses ao consumidor e, ao mesmo tempo, bancaria eventuais prejuízos da Petrobras quando o preço internacional do petróleo e o dólar sobem.


Municípios baianos vão receber 340 mil testes rápidos para detecção da Covid-19

Foto: Reprodução
17.Jan.2022 // 08:30

Os 417 municípios da Bahia vão receber um reforço no combate a pandemia da Covid-19. Como forma de intensificar a testagem em massa, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia distribuirá a partir desta sexta-feira (14), 340 mil Testes Rápido de Antígeno (TR-Ag), com o objetivo de monitorar a situação epidemiológica e auxiliar os gestores na tomada de decisão sobre o avanço da pandemia. A distribuição será feita através dos nove Núcleos Regionais de Saúde, que ficarão responsáveis pelo repasse do material aos municípios. O maior repasse será feito para a região Leste, que receberá 101.000 mil testes, seguida pela região Sul, com 47.500 unidades e região Sudoeste, com 41.500. “Já estávamos recomendando a testagem massiva durante toda a pandemia, com esse aumento no número de casos ativos, o cuidado precisa ser redobrado. Agora, o rastreamento será ainda maior. A população precisa continuar colaborando para que a gente possa vencer essa batalha. Os números deixam claro que a pandemia ainda não acabou”, destaca a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (13), a Bahia atingiu 7.256 casos ativos de Covid-19 e 14 óbitos. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica da Bahia, Márcia São Pedro, a ação busca realizar o monitoramento da situação epidemiológica do estado. “A gente vai começar a testar para que possamos direcionar a gestão na tomada de decisões. Hoje, nós estamos distribuindo 340 mil testes e a previsão do Ministério é de enviar um novo quantitativo”, adianta.


Justiça rejeita pedido de prisão contra Bonner por incentivo à vacinação

Foto: Reprodução
17.Jan.2022 // 08:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal rejeitou o pedido de prisão contra o jornalista e apresentador William Bonner, titular do Jornal Nacional, da TV Globo. A ação foi proferida no último domingo (16), respondendo uma acusação de que o jornalista participaria de uma organização criminosa, composta por outros profissionais da emissora, para falar sobre os impactos positivos da vacina no combate à pandemia. Sem provas, a acusação diz que Bonner comete crimes de indução de pessoas ao suicídio, de causar epidemia e de "envenenar água potável, de uso comum ou particular, ou substância alimentícia ou medicinal destinada a consumo". E pediu que Bonner fosse proibido de "incentivar a vacinação obrigatória de crianças e adolescentes e a exigência de passaporte sanitário". A juíza Gláucia Falsarella Pereira Foley classificou a ação como descabida, afirmando que a iniciativa se assemelha a panfletagem política ao reproduzir teorias conspiratórias sem qualquer lastro científico e jurídico. "Vivemos tempos obscuros traçados por uma confluência de fatores. É preciso coragem, maturidade e consistência política e constitucional para a apuração das devidas responsabilidades pelas escolhas que foram feitas", escreveu a juíza em sua decisão. O autor da ação é Wilson Issao Koressawa, advogado inscrito na OAB e que se apresenta como promotor de Justiça aposentado. 


Polícia investiga troca de corpos de bebês em hospital na Bahia

Foto: Reprodução
17.Jan.2022 // 07:30

A Polícia Civil investiga a troca dos corpos de dois bebês que estavam internados no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna no sul da Bahia. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Itabuna. Funcionários do hospital serão intimados a presta esclarecimentos sobre o corrido. A data dos depoimentos não foi detalhada pela polícia. O Hospital Manoel Novaes, que é referência no atendimento materno-infantil, ainda não se manifestou sobre o caso.


Comarca de Brumado é premiada com Selo Justiça do TJ-BA
Por: Sertão em Dia no dia 17.Jan.2022 // 07:00

O Tribunal de Justiça do Estado da bahia (TJBA) divulgou nesta quarta-feira as unidades judiciais que receberão o selo justiça neste ano. O selo foi criado em 2017 e premia a produtividade dos servidores e magistrados. E dentre as categorias diamante, prata, bronze e ouro, na região sudoeste foi premiada a 1ª vara cível de Brumado, na categoria bronze. Quem está à frente do trabalho com celeridade nos serviços prestados à população é o Juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, que já foi titular das comarcas das cidades de Caculé, Barreiras e Livramento de Nossa Senhora. O magistrado atualmente é titular da 1ª vara cível de Brumado. Mesmo no contexto de pandemia, a comarca conseguiu resolver diversos processos, totalizando, segundo as informações, 6070 atos entre sentenças de mérito, homologatórias, decisões e despachos, estes últimos somam 4. 244 realizados. Com esta premiação a comarca se consolida como importante colaboradora no descongestionamento da demanda do TJ-BA, assim como o Juiz Antônio Carlos do Espírito Santo, e demais servidores. Afinal, vale reiterar que para que a comarca seja escolhida é levada em consideração os novos casos ingressados, os que foram baixados e o que ficou pendente no final de cada ano.


Bahia registra 1.872 casos de H3N2 com 72 mortes

Foto: Reprodução
11.Jan.2022 // 18:00

De 1º de novembro de 2021 até 11 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1.872 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 163 municípios. Deste total, 1.006 (53,7%) são residentes em Salvador. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia, dos 1.872 casos, 390 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de internação, com 72 pacientes vindo a falecer, caracterizando uma letalidade de 18,5%. Os óbitos foram registrados em residentes de Salvador (49), Feira de Santana (5), Canavieiras (2), Ilhéus (2) e Mulungu do Morro (2). Os outros municípios que apresentaram óbitos foram: Cabaceiras do Paraguaçu, Camaçari, Candeias, Catu, Guanambi, Itagimirim, Laje, Maragogipe, Sapeaçu, Teixeira de Freitas, Urandi e Valença. Do total de óbitos, 37 (51,4%) ocorreram no sexo feminino e 35 (48,6%) no sexo masculino. A maioria ocorreu na faixa etária acima de 80 anos (38 óbitos; 52,8%). Os outros ocorreram nas faixas de 70 a 79 anos (8 óbitos), 60 a 69 anos (8), 50 a 59 anos (9), 40 a 49 anos (4), 30 a 39 anos (3) e 10 a 14 anos (2). Verificou-se presença de comorbidades e/ou condições de risco para o agravamento da doença em 56 (77,8%) óbitos. Quanto aos antecedentes vacinais, observou-se que apenas 8 dos 72 casos que evoluíram à óbito foram vacinados contra Influenza. Neste contexto, cabe reforçar que os casos de SRAG requerem notificação compulsória imediata para adoção de medidas pertinentes de prevenção, controle e tratamento da Influenza, para a qual, diferentemente da COVID-19, existe opção terapêutica eficaz para impedir uma evolução desfavorável do quadro clínico (oseltamivir).


Sudoeste: Acidente com caminhão deixa três mulheres da mesma família mortas

Foto: Redes Sociais
11.Jan.2022 // 17:00

Uma batida entre um carro de passeio e um caminhão, na BR-116, em trecho próximo da cidade de Poções, no sudoeste da Bahia, vitimou três mulheres da mesma da família. A ex-vereadora da cidade de Jaguaquara, está entre as mortas. As vítimas foram identificadas como Marleide Pinto de Novaes, Marli Novaes (as duas eram mãe e filha) e Natana Silva (sobrinha de Marli). As três moravam na cidade de Jaguaquara. Marleide Novaes foi vereadora de Jaguaquara entre os anos de 2005 e 2008 e 2013 e 2016. Atualmente ela chefiava o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) do município. O velório das vítimas vai acontecer nesta quarta-feira (11) no distrito de Stela Dubois, no entroncamento de Jaguaquara. O horário ainda não foi divulgado. A família das mulheres esteve na manhã desta terça, no Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista para a liberação dos corpos. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 7h. O carro em que as vítimas estavam ficou totalmente destruído. Segundo informações da PRF, destroços do carro ficaram espalhados pela pista. Por volta das 12h40, equipes do órgão controlavam o tráfego de veículos no local, que apesar de lento, não estava parado. As causas do acidente são investigadas pela PRF. O prefeitura de Jaguaquara decretou luto de três dias.


Petrobras reajusta preço da gasolina e do diesel para as distribuidoras

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje
11.Jan.2022 // 15:00

A partir desta quarta-feira (12), a Petrobras fará ajustes nos seus preços de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras. O anúncio foi feito hoje (11) pela companhia, em nota à imprensa. Segundo a empresa, os últimos aumentos ocorreram em 26 de outubro do ano passado. Desde então, o preço cobrado pela Petrobras para a gasolina chegou a ser reduzido em R$ 0,10 litro, em 15 de dezembro. Já o preço do diesel ficou estável. Com a decisão de hoje, o preço médio de venda da gasolina da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 3,09 para R$ 3,24 por litro. “Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para a composição da gasolina comercializada nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará de R$ 2,26, em média, para R$ 2,37 a cada litro vendido na bomba. Uma variação de R$ 0,11 por litro”, explicou a companhia, na nota, segundo a Agência Brasil. Para o diesel, o preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras subirá de R$ 3,34 para R$ 3,61 por litro. Levando em conta a mistura obrigatória de 10% de biodiesel e 90% de diesel A para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será elevada de R$ 3,01, em média, para R$ 3,25 a cada litro vendido na bomba, mostrando variação de R$ 0,24 por litro.


Adicione

Participe

Reclame

Denuncie