Livramento Hoje
Bahia é 3º estado do Brasil que mais matou mulheres trans e travestis em 2020

Foto: Reprodução | Blog do Anderson
22.Jun.2021 // 08:02

Um levantamento feito pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) revelou que a Bahia é o terceiro estado brasileiro que mais mata mulheres transexuais e travestis. De 2019 para 2020, o número de assassinatos violentos contra essas pessoas cresceu 137,5%. Foram19 mulheres trans assassinadas no ano passado. No período, a Antra não registrou assassinatos de homens trans. O relatório da associação é feito de forma quantitativa, porque o Brasil não produz dados demográficos a respeito da população trans. Atrás de São Paulo e Ceará, o estado baiano já figurou o segundo lugar em dois anos consecutivos: 2017 (17 assassinatos) e 2018 (15). De modo geral, a maioria das vítimas mortas estão no Nordeste: 43% delas. O percentual é seguido pelo Sudeste (34%); Sul (8%); Centro Oeste e Norte, (ambas regiões com 7%). Nacionalmente, a idade média de trans assassinadas é de 29,5 anos. Segundo informações do portal G1, a maioria das trans vítimas de assassinato em 2020 tinha entre 15 e 29 anos: 56% delas, o que indica a morte prematura de jovens. Em 28,4% dos registros, as idades variavam entre 30 e 39 anos. Trans com idades entre 40 e 49 anos representam 7,3% das mortas, percentual que sobe para 8,3% no caso das vítimas entre 50 e 59 anos.


Com liminar da Justiça, Viação Novo Horizonte mantêm transporte intermunicipal durante São João

Foto: Colaborador | Livramento Hoje
21.Jun.2021 // 23:00

Conforme o decreto do Governo do Estado da Bahia, que está em vigor desde as primeiras horas dessa segunda-feira (21), o transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário está suspenso em toda a Bahia até às 5h do dia 28 de junho. Apesar da proibição no decreto para o transporte de passageiros entre municípios no período do São João, a Viação Novo Horizonte continuará prestando o serviço na região. Isso porque a empresa já é detentora de uma liminar judicial desde o ano passado que garante o direito de continuar a circular e levar os passageiros entre as cidades atingidas pela medida estadual. O Governo do Estado da Bahia ainda não se manifestou. Sendo assim, a Novo Horizonte permanece em operação, mesmo com o transporte intermunicipal suspenso.


Polícia recebeu 1.000 denúncias sobre paradeiro de Lázaro; maioria é trote

Foto: Reprodução
21.Jun.2021 // 22:30

Com apenas 24 horas em funcionamento, o Disque Denúncia criado exclusivamente para a operação de captura de Lázaro Barbosa recebeu cerca de 1.000 denúncias. A informação é da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Goiás, que deixou claro em nota que a maioria das informações recebidas eram falsas. "Com aproximadamente 24 horas de funcionamento, o disque denúncia recebeu cerca de 1.000 denúncias. Sendo elas predominantemente trotes, ou conversas sem relevância para operação. Solicitamos que qualquer informação relevante seja encaminhada para o disque denúncia criado para operação de captura de Lázaro Barbosa: (061) 9 9839-5284", informou o comunicado à imprensa enviado pela SSP-GO. As buscas por Lázaro Barbosa, investigado por um triplo homicídio em Ceilândia (DF), chegaram hoje ao décimo terceiro dia, mobilizando cerca de 270 agentes de segurança. A SSP-GO afirmou que a força-tarefa "vem avançando nas buscas e o cerco está ficando cada vez mais fechado".


Carreta com combustíveis inflamáveis pega fogo em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros
21.Jun.2021 // 21:00

Bombeiros militares foram acionados em Luís Eduardo Magalhães, no início da manhã desta segunda-feira (21), para debelar um incêndio que atingiu a cabine de uma carreta. O trabalho durou cerca de 30 minutos e garantiu a segurança da rua, já que o veículo estava estacionado próximo a residências. Não há informações sobre o que causou o incêndio. A situação aconteceu na rua Xique-Xique, no bairro Santa Cruz, por volta das 6h30. Por conta da presença de combustíveis inflamáveis, a guarnição utilizou líquido gerador de espuma (LGE) para combater as chamas. Ninguém ficou ferido.


Conmebol divulga que Copa América já tem 140 casos de Covid-19

Foto: Conmebol
21.Jun.2021 // 20:02

Um novo relatório da Conmebol sobre número de infectados pela Covid-19 na Copa América, no Brasil, foi divulgado nesta segunda-feira (21) e, de acordo com o documento, 140 pessoas testaram positivo. O último comunicado, publicado na quinta-feira, informava 66 casos. Segundo a Confederação, foram realizados 15.235 testes até agora. A quantidade de positivados representa, portanto, 0,9%. A entidade não informou quantos casos são de delegações estrangeiras participantes da competição. Conforme a nota, a maioria vem de “operários e empregados terceirizados”. Já houve casos nas seleções da Venezuela, Colômbia, Chile e Bolívia, além do Peru, que teve um diagnóstico detectado antes mesmo de a delegação embarcar para o Brasil. Por conta dos casos de Covid, a Conmebol alterou o regulamento da Copa América, que antes limitava a cinco as substituições de atletas infectados. Agora, não há mais limites.


Brumado: Polícia Civil indicia mulher por tentativa de homicídio

Foto: Alan Souza | Livramento Hoje
21.Jun.2021 // 19:01

A Polícia Civil de Brumado, indiciou Almerucia Caires da Silva por tentativa de homicídio contra a vida de Corina Santos Correia, de 19 anos, ocorrido no início do mês de junho, no Bairro Bom Jesus em Brumado. Segundo informações da polícia ao Livramento Hoje, a vítima estava conversando com uma amiga quando sofreu uma facada na cabeça (Relembre Aqui). Na ocasião, Corina chegou a ser socorrida por uma equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada ao pronto socorro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto (HMPMN).


Acidente mata 04 pessoas e deixa duas ferida na Chapada Diamantina

Foto: WhatsApp | Livramento Hoje
21.Jun.2021 // 18:00

Na noite do último domingo (20), por volta das 22h40, seis jovens com idades entre 14 e 20 anos, sofreram um grave acidente na BA -148 em Cabrália, distrito do município de Piatã na Chapada Diamantina. Segundo informações passadas ao Livramento Hoje, quatro deles morreram no local e os outros dois foram encaminhados uma unidade hospitalar. As vítimas eram da mesma família, irmãos e primos. Conforme relatos, a noite que era pra ser só diversão, onde eles comemoravam a mudança dos três jovens da mesma família de São Paulo para a Bahia. Em vídeo, um dos sobreviventes que fraturou o braço mandou uma mensagem pra tranquilizar a mãe. Os nomes das vítimas do acidente não foram divulgados. As causas do acidente ainda são desconhecidas. O veículo, saiu da pista e desceu uma ribanceira, ficando completamente destruído.


Covid-19: Conquista, Feira e Guanambi são as cidades do interior com mais casos ativos

Foto: Alan Souza | Livramento Hoje
21.Jun.2021 // 13:00

O boletim epidemiológico mais recente divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) aponta que Vitória da Conquista, Feira de Santana e Guanambi são as três cidades do interior com o maior número de casos ativos de Covid-19. Conquista é o primeiro com 584, seguido por Feira de Santana (428) e Guanambi (377). Vitória da Conquista é também a segunda do estado em número de casos ativos, atrás apenas da capital, que tem 1.874, segundo o boletim. Logo após Guanambi, estão Itabuna (372), Paulo Afonso (364), Barreiras (321), Alagoinhas (296), Eunápolis (255) e Lauro de Freitas (231). Até o momento, o estado acumula 1.097.339 casos confirmados de Covid-19 e 23.177 óbitos decorrentes da Covid-19.


Ibicoara: PM apreende grande quantidade de droga em Cascavel

Foto: Divulgação | Polícia Militar
21.Jun.2021 // 12:00

Por volta das 16:00, de sábado (19), o GRUPO A do PETO, juntamente com a SOINT e a Guarnição de Cascavel, foram averiguar denúncias de tráfico de drogas no bairro Renascer, quando avistaram um homem com uma mala na mão, o qual demonstrou grande nervosismo ao ver a aproximação das viaturas. Sendo assim, foi dado voz de abordagem, momento este em que o mesmo soltou a bagagem ao solo e saiu em desabalada carreira, não sendo possível deter o homem. Com isso, ao revistar o a bagagem deixada pelo infrator, foi localizado todo o material supracitado. Nessas circunstâncias, o ilícito foi apresentado na Delegacia Territorial de Brumado para que as medidas cabíveis sejam adotadas.


Fumaça da fogueira e dos fogos de artifícios podem agravar quadros de Covid-19

Foto: Alan Souza | Livramento Hoje
21.Jun.2021 // 11:00

A fumaça é considerada um fator relevante que impacta diretamente na saúde do paciente diagnosticado com Covid-19. Na pandemia, os riscos que o novo coronavírus podem representar para cardiopatas, diabéticos, hipertensos e fumantes ganharam atenção especial de especialistas que apontam a poluição do ar como responsável pela vulnerabilidade do pulmão em meio à pandemia. A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) revela que existe um risco duas a três vezes maior de infarto em pessoas expostas à poluição do ar por emissões de motores à combustão. A Socesp, no entanto, não levou em consideração o desencadeamento de implicações causadas pelo coronavírus no organismo. A fumaça de fogueira e dos fogos de artifício causam irritação nas vias aéreas e podem desencadear mecanismos biológicos que facilitam a infecção pelo vírus ou mesmo agravar o quadro de pacientes que já estejam infectados, por esses motivos a fogueira e os fogos devem ser evitados no período junino em meio à pandemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou a informação de que 91% da população do planeta vive em locais onde a qualidade do ar está abaixo do recomendado. Um estudo publicado na revista científica Science of the Total Environment mostra uma incidência maior de mortes por Covid-19 em regiões onde o índice de dióxido de nitrogênio é mais alto. Especialista em saúde pública, Angelina Oliveira chama a atenção para o fato de que a poluição atmosférica pode provocar ou agravar enfermidades do trato respiratório, como doença pulmonar obstrutiva crônica, rinite, pneumonia, asma e câncer de pulmão e está associada a acidente vascular cerebral (AVC), Parkinson, Alzheimer e infarto. “O mês de junho é um período mais propenso às doenças respiratórias devido ao tempo mais frio e ao aumento da umidade do ar, que faz com que as partículas em dispersão aérea fiquem mais tempo viáveis. Esse ambiente favorece a propagação do novo coronavírus”, explica Angelina. Ainda quem esteja com um quadro leve de Covid-19 ou se recuperando da doença pode ficar vulnerável a uma complicação por causa dos efeitos da fumaça, já que o vírus atinge o sistema respiratório.


Sino em Jussiape homenageia as mais de 500 mil vítimas do novo coronavírus no Brasil

Foto: Will Assunção | Jussi Up
21.Jun.2021 // 10:01

O sino da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde em Jussiape ecoou badaladas às 15h, do último sábado (19), em homenagem às mais de 500 mil vítimas do novo coronavírus no Brasil. Segundo o site Jussiup, a homenagem lembra também os jussiapenses que morreram em decorrência da Covid-19. Em todo o Brasil, as badaladas dos sinos serão ecoadas às 15h, de hoje, em memória das vítimas da pandemia. O Brasil atingiu a marca de 500 mil mortes causadas pelo coronavírus. O total de mortes em Jussiape é de oito, registradas entre janeiro e abril de 2021. O primeiro óbito foi notificado no dia 27 de janeiro. O boletim do município consta 07 mortes.


Segurando um tronco,  pastor Sargento Isidório diz que vai caçar Lázaro Barbosa

Foto: Reprodução | Instagram
21.Jun.2021 // 09:02

O deputado federal baiano, pastor Sargento Isidório (Avante), publicou um vídeo neste domingo, 20, onde aparece com roupas camufladas e segurando um tronco, afirmando que vai “entrar na luta” para capturar o 'serial killer' baiano Lázaro Barbosa, de 32 anos, suspeito de diversos crimes na região do Distrito Federal. Na publicação, Isidório ressalta: “Nos 110 anos da Igreja Assembleia de Deus, como Soldado de JESUS entrei na luta pra pegar o gadareno Lázaro. Estamos em oração em prol das forças de segurança de Goiás e do Distrito Federal. Queremos você detido, preso. Contanto que você não dispare contra os policiais.” Em trecho do vídeo, ele afirma que não pode “ficar calado com o Lázaro matando tanta gente. É muita morte, muita família. Você não está vendo que isso é coisa do diabo? Eu venho da Bahia, rapaz, eu vou deixar um gadareno. [expressão bíblica]. […] você não entendeu ainda? Aquilo é  1 espírito de gadareno. Os PMs de Brasília e a PM de Goiás não estão conseguindo achar o cara. Você tem que ter os olhos espirituais”.

Veja o vídeo:


Segundona sem concorrência Eletosom Livramento

Transporte intermunicipal fica suspenso a partir desta segunda na Bahia

Foto: Alan Souza | Livramento Hoje
21.Jun.2021 // 08:00

A circulação de ônibus do transporte intermunicipal fica suspensa a partir desta segunda-feira (21) e vai até o dia 28 de junho. A medida visa conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o governo do estado, a saída e a chegada de ferry boats e catamarãs também ficam proibidas das 20h desta segunda até as 5h do dia 28 de junho. No caso das lanchinhas e balsas, elas poderão funcionar entre 21 e 28 de junho, obedecendo o limite de 50% da capacidade das embarcações. Ficam submetidos ao decreto transportes coletivos de serviço intermunicipal rodoviário público ou privado, nas modalidades regular, de fretamento, complementar, alternativo e de vans. Após o decreto de São João, o transporte intermunicipal será liberado até o dia 4 de julho, mas os veículos devem circular com a capacidade máxima de 70%. A fiscalização do decreto caberá à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).


Estado deixa de arrecadar R$79 milhões com cancelamento do São João 2021

Foto: Alan Souza | Livramento Hoje
21.Jun.2021 // 07:01

O cancelamento do São João, afetado pela pandemia de Covid-19, fará com que 1.476.600 pessoas deixem de viajar para municípios do interior baiano no período dos festejos juninos. A baixa na atividade econômica também vai gerar uma perda de R$ 79 milhões aos cofres estaduais, fruto da redução na arrecadação de ICMS – valor que nã o pode ser atribuído exclusivamente ao cancelamento do São João. As estimativas são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), da Secretaria do Planejamento (Seplan). O levantamento foi feito em parceria com as secretarias de Turismo (Setur) e Cultura (Secult) e a Bahiatursa. Com base em 2019, último ano com comemoração dos festejos juninos, a pesquisa projeta que o poder público também deixará de alocar ao menos R$ 64,7 milhões no financiamento da festa. Destes, R$ 50,9 milhões são recursos aportados por 311 municípios e R$ 13,8 milhões pelo Governo do Estado. Deixará de entrar na Bahia R$ 107 milhões decorrentes de gastos de turistas nacionais e estrangeiro. A SEI informa que , devido a pandemia, 24,2 mil empregos formais e informais deixarão de serem gerados nos setores com atividades correlacionadas com o festejo junino, não somente o São João.


Adicione

Participe

Reclame

Denuncie