Livramento Hoje
Motorista morre em acidente após ficar preso nas ferragens de carreta na BR-116

Foto: Reprodução | Redes Sociais
29.Jun.2022 // 17:00

Um motorista morreu nesta terça-feira (29), após a carreta que dirigia capotar e ele ficar preso nas ferragens, na BR-116, no sudoeste da Bahia. O acidente ocorreu entre os municípios de Vitória da Conquista e Cândido Sales. A vítima, que não teve o nome divulgado, estava transportando dois tratores, com placa do Rio Grande do Sul. Durante o percurso, ele perdeu o controle da carreta, capotou na pista e ficou preso nas ferragens. Ele foi socorrido por equipes da Via Bahia e pelo Corpo de Bombeiros, que realizaram os procedimentos de resgate, mas o condutor já estava sem vida. O corpo dele foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista.


Torcedores do Boca Juniors são presos em São Paulo por racismo e injúria

Foto: Danilo Fernandes/ Meu Timão
29.Jun.2022 // 16:00

Três torcedores do time do Boca Juniors, da Argentina, foram presos na noite desta terça-feira (28) após o jogo em que a equipe empatou – 0x0 - com o Corinthians, na Neo Química Arena, em Itaquera. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, dois deles foram presos por injúria racial e outro por racismo. Durante a partida, válida pelas oitavas de final da Copa Libertadores, dois torcedores foram filmados imitando macaco. O terceiro foi flagrado fazendo uma saudação nazista.Em suas redes sociais, o Corinthians se manifestou sobre os atos dos torcedores. "Esses comportamentos não serão tolerados", escreveu o clube. "Fiel à sua história de luta, o Corinthians procederá novamente às queixas cabíveis, o que faremos sempre, até que não seja mais necessário", acrescentou.Segundo a equipe brasileira, foi aplicada fiança para a liberação dos dois torcedores enquadrados por injúria racial. A Secretaria de Segurança não informou se os torcedores pagaram a fiança.Os três torcedores foram levados para a 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), onde o caso foi registrado. De acordo com a secretaria, eles se encontram agora na carceragem do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), à disposição da Justiça.Corinthians e Boca Juniors fizeram ontem a primeira partida das oitavas da Libertadores. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 5 de julho, na Argentina.


Adolescente é encontrada desacordada em estacionamento após ser agredida por ex-namorado

Foto: Reprodução | BNews
Por: BNews no dia 29.Jun.2022 // 15:47

Uma adolescente de 16 anos foi encontrada dentro do estacionamento de um condomínio, no bairro da Pedra do Descanso, em Feira de Santana, desmaiada e com diversos ferimentos pelo corpo, no último dia 12 de junho. O suposto agressor é o ex-namorado da vítima, um homem de 22 anos, identificado pela família da adolescente como Pedro Henrique. Em contato com a reportagem do BNews, a mãe da vítima disse que estava em casa com o marido, quando recebeu uma ligação da mãe do suspeito. Do outro lado da linha, a mulher pedia para que a genitora da adolescente fosse até o condomínio onde ela morava para dar suporte à filha, que “havia passado mal”. No entanto, ela garante que ao chegar no local, a situação era outra: uma multidão formada por vizinhos estava ao redor da adolescente. Alguns deles, em tom de indignação, afirmavam à família da vítima que o que havia acabado de acontecer era “uma covardia”.“As pessoas diziam que ela estava desacordada há uma hora, no meio do estacionamento. Havíamos ligado para o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], mas a equipe disse que só podia ir até o local na companhia da polícia. Liguei para a polícia, enquanto a mãe do ex da minha filha me pedia para não fazer aquilo, já que o filho dela não era um criminoso”, relata a mãe da garota, á secretária Ana Carolina Carahy. Segundo Ana Carolina, na quinta tentativa, os policiais atenderam o seu chamado. No local do crime, os agentes orientaram encaminhar a garota para uma unidade de saúde, devido à gravidade da situação. A adolescente chegou ao Hospital EMEC com um leve quadro de traumatismo craniano, além de ferimentos na cabeça, seios e rosto. Ela só teve alta hospitalar três dias depois.“No dia seguinte, fui até à Deam [Delegacia de Atendimento à Mulher], mas lá não fui acolhida, me disseram, simplesmente, que lá não pegava mais esses casos, principalmente porque ela tinha 16 anos. Um dos atendentes ainda brincou: ‘as jovens de hoje em dia estão demais, né mãe?’. Sequer me instruiu para que delegacia eu deveria ir”, completa a secretária.O BNews entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Civil para checar as informações, mas, até a publicação desta matéria, não havia uma resposta. A reportagem não conseguiu contato com Pedro Henrique, mas reitera que o espaço está aberto para que ele possa dar a sua versão sobre o caso. Em resposta ao Mídia Ninja de Feira de Santana, o suspeito afirmou, por meio de mensagens enviadas pelo Instagram, que “nunca tocou na jovem” e que “nunca fez isso com mulher alguma”.


Livramento: Feira Livre de sábado 02 julho é antecipada para sexta-feira dia 01

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje
29.Jun.2022 // 14:00

Em virtude do feriado da Independência da Bahia, 02 de julho, a Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora através de Decreto nº 84/2022, informou que antecipará a feira livre que aconteceria dia 02 de julho sábado, para o dia 01 sexta-feira. Desta forma, a população e comerciantes devem ficar atentos à alteração vigente deste dia.


Federação dos jornalistas vai denunciar Léo Dias; 'Feriu código de ética'

Foto: Reprodução
29.Jun.2022 // 11:00

Em nota publicada na terça-feira (29), a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) afirmou que irá denunciar o colunista Leo Dias, do Metrópoles, após a divulgação de informações sigilosas sobre o estupro e gravidez da atriz Klara Castanho. A denúncia será encaminhada ao Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. "São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a diretoria executiva e a Comissão de Mulheres da FENAJ vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso", diz o texto.  A Federação não listou quais são as possíveis punições aos jornalistas que não seguem o código de ética.  A Comissão de Ética dos Meios de Comunicação da Associação Brasileira de Imprensa também emitiu comunicado condenando a "exploração de vítimas de violência sexual" por jornalistas e veículos de comunicação. A nota adverte especificamente Leo Dias. Já o portal Metrópoles, onde as informações foram publicadas, voltou a se manifestar em nota oficial após publicar detalhes sobre o caso envolvendo Klara Castanho. O portal confirmou que o colunista não será demitido.


Homem é condenado a 30 anos de prisão por matar garota a pauladas

Foto: Reprodução
29.Jun.2022 // 10:00

Um homem de 45 anos, acusado de matar a pauladas uma garota de 11, foi condenado na terça-feira (28) a 30 anos e 10 dias de prisão pela Justiça de Carinhanha, no Sudoeste baiano. Joaquim José da Silva foi considerado culpado pelo júri popular pela morte de Iara da Paixão Souza. O crime aconteceu em março de 2018, no município de Malhada, também na região sudoeste. Iara pedalava em direção à escola onde estudava, no distrito de Canabrava, zona rural de Malhada, quando foi abordada pelo homem. Ela foi agredida e, na época, levantou-se a suspeita de que também havia sido violentada sexualmente. Minutos depois da violência, um morador da região, que passava pelo local do crime, escutou gemidos vindos de uma área próxima a um riacho. O popular se aproximou de uma vala, e, lá, avistou a garota com diversos ferimentos espalhados pelo corpo. A criança foi socorrida e encaminhada para um hospital de Guanambi, a cerca de 110 km de Malhada. Iara permaneceu internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com traumatismo craniano durante quatro dias, até não resistir a uma parada cardíaca. Joaquim José foi apontado como o principal suspeito do crime porque ele foi visto por uma testemunha com o boné sujo de sangue e com arranhões pelo corpo. Durante o júri, ele negou a autoria do crime e afirmou que sofria com “perseguição política”. O Ministério Público (MP), através do promotor Ariomar José Figueiredo da Silva, se manifestou pela condenação do réu por matar a garota a pauladas. Como não foi confirmado que a vítima foi estuprada, ele não foi condenado por esse tipo de violência. O homem já era conhecida da Justiça baiana, já que, em novembro de 2019, foi condenado a oito anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo estupro de uma adolescente, também em Malhada.


 Corregedor das comarcas do interior do TJBA realiza audiência pública na próxima quinta-feira (30) em Livramento

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje
29.Jun.2022 // 09:00

Na próxima quinta-feira (30) Livramento de Nossa Senhora receberá Audiência Pública promovida pela Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), a partir das 14:00 horas na Câmara de Vereadores. É a grande oportunidade de operadores do Direito e a comunidade debater as questões relativas à prestação de serviços da Justiça e conversar diretamente com o Corregedor, Des. Jatahy Júnior. 

 Corregedor das comarcas do interior do TJBA realiza audiência pública na próxima quinta-feira (30) em Livramento

Livramento de Nossa Senhora tem 66 casos ativos de COVID-19

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje
29.Jun.2022 // 08:00

No boletim da última terça-feira (28), foi divulgado pela Secretária Municipal de Saúde de Livramento de Nossa Senhora, 66 casos ativos de Covid-19 no município. Ao todo foram confirmados 4.310 casos, sendo desses 4.155 curados, 89 pessoas faleceram em decorrência da doença.  As notificações com suspeitas circundam pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais, alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos, estão sendo usados de forma criteriosa em casos específicos, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.


 Mulher é encontrada morta dentro de casa em Bom  Jesus da Lapa

Foto: Reprodução | Bom Jesus da Lapa Notícias
29.Jun.2022 // 07:00

Uma mulher de 42 anos foi encontrada morta dentro de casa na manhã da última segunda-feira (27), no bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Nalzira Pereira de Jesus foi encontrada por volta das 05h da manhã, na Rua Santa Zita. A vítima foi encontrada dentro de casa com perfurações de arma branca (faca) no pescoço.De acordo com informação da 24ª Coordenadoria de Polícia regional do Interior (24ª Coorpin), os agentes foram informados sobre um suposto homicídio ocorrido na rua citada.Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde realizou o levantamento cadavérico. O corpo foi encaminhado para ser necropsiado no IML-Instituto Médico Legal (IML).Inquérito instaurado e equipes em diligências no sentido de encontrar informações que possam levar ao autor do crime.

 


Livramento: mulher denuncia agressões físicas após cobrar pensão alimentícia ao genitor de sua filha

Foto: Reprodução | Blog Regional
29.Jun.2022 // 06:00

Uma mulher procurou a reportagem do Blog Regional, que apresentou Boletim de Ocorrência lavrado na Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora em 27/06/2022. Segundo o relato da vítima, o pai de sua filha encontra-se devedor da pensão alimentícia que deveria ser destinada a uma criança de apenas 7 anos de idade e que, diante de problemas de saúde da menor, resolveu manter contato para pedir ajuda. A mãe afirma que enviou mensagens explicando a necessidade mas foi ignorada. Após insistir no contato teria sido bloqueada. Com intuito de conseguir apoio financeiro para custear as despesas médicas da criança, a genitora foi pessoalmente procurar o homem em sua residência, momento em que ele teria alegado não ter dinheiro. Cansada da situação, a vítima contou que antes de deixar o local verbalizou que iria até o fórum adotar medidas legais para que as responsabilidades fossem cumpridas e que, logo em seguida, passou a ser agredida fisicamente e verbalmente pelo homem, a companheira dele e uma filha de sua companheira. No Boletim de Ocorrência, a vítima também relatou que havia sofrido agressões anteriores no período de gestação, o que a fez mudar de cidade, retornando após o nascimento da criança para que ela fosse devidamente registrada.


 Fiol II alcança 100 quilômetros de novos trilhos gerando mais de 2 mil empregos

Foto: Alan Rich
28.Jun.2022 // 21:00

Gerando atualmente mil empregos diretos e outros 2 mil indiretos, segundo informações da Valec, as obras de implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste entre Caetité e Barrerias (Fiol II) alcançou a marca de 100 quilômetros de novos trilhos. De acordo com informações do Correio da Bahia, com os novos trilhos, o trecho II da obra atingiu a marca de 55%. O trecho da Fiol entre Caetité e Ilhéus ( Fiol I), onde será implantado o Porto Sul, foi concedido à mineradora Bamin no ano passado. A expectativa da empresa é de que esta etapa da ferrovia esteja em operação no ano de 2026, criando um corredor para o escoamento da produção de minério e grãos da Bahia.


Brasil tem menor taxa de homicídios em dez anos

Foto: Whatsapp Livramento Hoje
28.Jun.2022 // 20:00

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou nesta terça-feira (28), que o país registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano, cerca de 130 mortes por dia. As informações são do Estadão. O valor indica uma queda ante 2020 e é o menor patamar desde 2011, quando se iniciou a série histórica.No Nordeste, em 2017, houve 27.288 homicídios. Agora, ainda é a líder em registros no País, no entanto vem passando por um processo de estabilização, com 20.500 ocorrências em 2021.Segundo especialistas, a razão é reflexo da estabilização de conflitos entre facções criminosas, que nos últimos dez anos avançaram pelo Norte e Nordeste do País, e a implementação de programas estaduais focalizados em públicos mais jovens.De acordo com o diretor-presidente do Fórum, o sociólogo Renato Sérgio de Lima ao Estadão, em relação ao ranking mundial, divulgado neste ano contrapostos por índices de 102 países, reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número ainda é muito alto.“O Brasil é líder na quantidade absoluta de mortes e está entre os dez países mais violentos do planeta”, disse Lima.Entre as 30 cidades mais violentas do País, aponta o levantamento, 13 integram a Amazônia Legal e a maior parte delas está situada na região de fronteira.No levantamento do Fórum aponta que os registros de homicídio caíram em todas as regiões do Brasil, menos no Norte, que foram registrados 6.291 assassinatos no último ano, comparado a 5.758 em 2020.A maior alta de mortes foi no Amazonas, que subiu de 1.121 para 1.670.


Caminhão capota na BA-220 e deixa quatro mortos e quatro feridos

Foto: Reprodução | Redes Sociais
28.Jun.2022 // 19:00

Quatro pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um acidente na BA-220, entre as comunidades de Poço e Tiquara, no município de Campo Formoso, no norte da Bahia. A tragédia ocorreu na noite de domingo (26).De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o caminhão saiu de Tiquara e estava a caminho de Juazeiro, que também fica no norte do estado, para levar uma carga de melancia. O motorista perdeu o controle da direção e capotou na pista.As quatro pessoas que morreram estavam em cima da carroceria do veículo. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Senhor do Bonfim, município vizinho.Já as pessoas que ficaram feridas foram socorridas e encaminhadas para hospitais da região. No entanto, não há informações sobre o estado de saúde delas.


Aneel reajusta bandeiras tarifárias; conta de luz não aumentará

Foto: Alan Rich
28.Jun.2022 // 18:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai rever os reajustes tarifários aprovados de fevereiro a maio para considerar no cálculo a devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores de energia no passado. A tendência é que os reajustes, que em alguns casos chegaram a até 24% neste ano, sejam reduzidos.A informação foi divulgada pela diretora-geral interina da Aneel, Camila Figueiredo Bomfim Lopes, durante reunião desta terça-feira (28) da diretoria da agência.A devolução dos tributos pagos a mais pelos consumidores foi objeto de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional neste mês, numa ofensiva do Congresso e do governo para atenuar os reajustes da conta de luz em ano eleitoral.O projeto foi sancionado sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda-feira (27). A publicação consta no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (28).A mesma lei que autorizou a devolução dos valores obriga a Aneel a aplicar os descontos nos reajustes tarifários das distribuidoras de energia e a fazer uma revisão tarifária extraordinária no caso daquelas que já passaram pelo processo de reajuste.Os termos dessa devolução, contudo, serão definidos pela Aneel. Ao todo, há um saldo de R$ 48 bilhões em créditos tributários para serem usados, frutos de impostos pagos a mais pelos consumidores na tarifa.


PEC para União financiar ICMS zero pode ser votada na quarta

Foto: Alan Rich | Livramento Hoje
28.Jun.2022 // 07:00

O Plenário do Senado deve votar na próxima quarta-feira (29), a partir das 16h, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê repasses da União para os estados que baixarem a zero o ICMS sobre óleo diesel e gás de cozinha (PEC 16/2022). O relator, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), antecipou que deve mudar o teor da PEC, retirando o conteúdo original. O relatório oficial ainda não foi apresentado. Bezerra afirmou que vai apresentar seu parecer na manhã desta terça-feira (28), numa entrevista coletiva marcada para as 11h. Ele deve incluir um aumento no vale-gás e no Auxílio Brasil e ainda um benefício adicional para caminhoneiros. Ao mesmo tempo, o senador antecipou que deve retirar da PEC a compensação pelo ICMS zero, que traria risco de "insegurança jurídica". Pela previsão do relator, o custo total da PEC poderia saltar para R$ 34,8 milhões, contra os R$ 29 bilhões previstos no texto original. O valor ficaria excluído do teto de gastos.